terça-feira, 5 de junho de 2012

Pequena Biografia



Biografias, sejam ricas ou mais modestas, sempre enriquecem genealogias - que passam a ser mais do que relações de nomes e datas. Muitas vezes biografias publicadas tornam-se especialmente interessantes para parentes que por vezes desconheciam determinados dados. Aconteceu, por exemplo, comigo.

Mantinha em minha mente uma nebulosa lembrança dum comentário de meu pai Arno Herberle, que tinha formação de professor. Referia-se a um primo direto, que tambem teve oportunidade de estudar, algo mais raro há uns 80 a 100 anos, e teria se tornado irmão Marista, dedicado à educação.

Há um detalhe: Maristas adotam nome religioso pelo qual passam a ser conhecidos, e nem sempre é mencionado o sobrenome, a não ser em documentos.

Agora, graças a José Alfredo Schierholt, que publicou em seu blog Abrindo o Baú uma biografia deste religioso marista, sei pormenores. Abrindo o link, ao final da página encontra-se a postagem, com foto de rosto, relativa ao Irmão Pedro Canísio Heberle.O texto reproduzo aqui com gentil permissão e incentivo do autor.

"Irmão Pedro Canísio Heberle
      Ele foi um religioso marista, nono diretor do Colégio São José, de 1937 a 12-2-1939. De 1946 a 1949 foi diretor do Colégio Paranaense, em Curitiba, seguindo para Porto Alegre.
      Os dados biográficos me foram fornecidos pessoalmente pelo seu afilhado Adelino Canicius Machry, um pouco antes de seu falecimento.
      Irmão Pedro Canísio nasceu 22-7-1896, em Estrela, com o nome civil Guilherme Adolfo Heberle, f. Catarina Fritsch e Guilherme Agostinho Heberle, carpinteiro. Moço ainda,conheceu os Irmãos Maristas, que iniciavam em Lajeado a Escola São José, em 1908, e a Escola São Luiz, em1913. 
      Em Bom Princípio, fez ele o postulado e o noviciado em 1917 e 1918, emitindo os primeiros votos religiosos em 16-7-1918, com o nome de Irmão Pedro Canísio, em 19-7-1918. Como era costume na Congregação, iniciou a vida como cozinheiro e afazeres domésticos nas comunidades de São Leopoldo, Hamburgo Velho e Santa Cruz do Sul, período em que prosseguia seus estudos.
      Desde 1921, exerceu o magistério e direção nas escolas maristas de Porto Alegre, Tupanciretã, Cacequi, Rio Pardo, Uruguaiana, Lajeado, Livramento, Santa Cruz do Sul e Curitiba.
      Machry lembra que a igreja matriz de Lajeado adquiriu três sinos: Ignatius, (Petrus) Canisius e Caecilia, dos quais os Maristas, através do Diretor Irmão Pedro Canísio, doaram o sino Canisius. São Pedro Canísio é o padroeiro de Arroio do Ouro, capela pertencente à Paróquia de Santo Antônio, Estrela. Presbítero e doutor da Igreja, é festejado em 21 de dezembro, canonizado em 1925, pelo Papa Pio XI.
      Irmão Canísio faleceu em 16-6-1950, quando diretor do Colégio Rosário, em Porto Alegre."