domingo, 2 de maio de 2010

Sebastian Ruschel, o viajante

1 – Ruschel de Primstal.

A primeira vez que li sobre Sebastian Ruschel, foi num artigo de Nilo Ruschel sobre os 90 anos de Estrela, se não me engano em 1966, no antigo Correio do Povo de Porto Alegre. Comentando sobre as diversas famílias, dizia que Sebastian veio da região de Trier. Claro que está correto, e seria o equivalente a dizer que alguém que nasceu em Dois Irmãos, RS em 1830, ter vindo de São Leopoldo que então era vastíssimo município. Mais tarde, soube que Sebastian veio de Mühlfeld (foi da jurisdição de Trier). Por isto, Mühlfeld de onde veio, às vezes aparece como local do nascimento. Enfim, Sebastian veio de Mühlfeld, mas nasceu em Scheuern. Todos locais próximos uns aos outros dos que já mencionamos em outras postagens.

Sou grato ao leitor, que já esteve 3 vezes em Primstal - um descendente de Sebastian , por meio do primeiro filho Nikolaus - que escreveu o seguinte:

“Mas o que também me causou interesse é dizeres que os Ruschel seriam de Primstal... todavia, no livro de Rudi Jung "Familienbuch Primstal 1675-1900 für Mettnich, Mühlfeld u. Eiweiler (ab 1820)" nada encontrei no corpo das famílias com o nome de Ruschel, apenas existe a referência ao lado do nome de Maria ela se casou com o Sebastian, constando que era de Scheuern... é provável que o Sebastian, em razão do casamento, tenha vindo a se estabelecer em Mettnich como moleiro e transportador (Primstal, a partir de 1930) e Scheuern (cujo cod. postal é 66636 Tholey) fica a uns 7 ou 8 km. ao sul de Primstal (vide mapa). É a explicação mais provável que se pode ter.”
Comento: Bem provável a explicação. De qualquer forma, Primstal foi relevante como ambiente na vida do casal Maria Maier e Sebastian Ruschel.

Isto me alertou, e também faz retomar outros detalhes, como o que segue.

2 – Tema delicado ou polêmico.

Sob este título fiz, há algum tempo, uma postagem em comunidade no Orkut.

Lá eu dizia que em algumas divulgações no Brasil, consta o ano de 1829 (por dedução, certamente) como sendo o ano de casamento de Sebastian Ruschel com Maria Maier.

Dizia eu ainda, que pesquisando fontes alemãs, encontrei que casaram em 30.0l.1833 (data adotada também por Goettems). Links: Maria, Sebastian.

Agora, surgiu mais uma confirmação. No material enviado pelo leitor através do que se identifica como descendente também de Ruschel, consta: [...] “cf. Rudi Jung (pg.373 – n. 1332) Maria Maier teve um filho chamado Nikolaus (26.07.1829) antes do casamento (03.0l.1833), com Sebastian. Não se sabe o que houve realmente.” [...].

Na mencionada postagem minha, eu já havia escrito

“[...] “E temos também, que houve um filho antes deste casamento (Nikolaus Maier, nascido em 26 de julho de 1829 [...]apelidado de Kloss (ou Closs) [...] “

Na ocasião, analisando datas, percebi mais um pormenor.

Então acrescentei: “o segundo filho nasceu um mês após o casamento, em 03 de fevereiro de 1833 (Michael).”

Este último fato, a meu ver é significativo. Talvez indício de que houve com o casamento, a regularização duma situação de fato.

Todos detalhes que enriquecem a genealogia.

Veja dados atualizados em 2014, nesta postagem

- x -